Prevenção e Combate a Incêndio: Como contratar uma empresa especializada para atender o condomínio?

Prevenção e Combate a Incêndio: Como contratar uma empresa especializada para atender o condomínio?

*Por Odaléa Carone

Acima de tudo, você precisa confiar na empresa para evitar prejuízos e dores de cabeça no futuro.

Toda contratação envolve riscos. Não há um único prestador de serviços ou empresa que possa garantir risco zero do negócio. Se garantir, está mentindo. Isso porque, falhas humanas sempre ocorrem. Porém, o mínimo de riscos deve ser buscado pelo síndico, de modo que ao final da contratação tenha a satisfação dos serviços executados.

Seguem algumas dicas para que o síndico ou administrador possa reduzir os riscos nas contratações de empresas e prestadores de serviço de combate a incêndio e outras situações de pânico ao Condomínio.

  • Indicação: É a cautela mais importante em nossa opinião. As vezes o prestador está com toda a documentação em ordem, mas é um péssimo profissional, não cumpre as suas obrigações e vive causando prejuízos aos seus clientes. O síndico deve pedir referências de outros clientes do prestador. Melhor ainda, o próprio síndico pode diligenciar diretamente em outros Condomínios em que sabe que a empresa já prestou serviço, conversando diretamente com o outro síndico e moradores para saber os problemas deixados pelo prestador. Obviamente, o prestador jamais irá indicar uma referência ruim. Por isso, fuja das referências dos próprios prestadores, faça o trabalho inverso, comece pesquisando a empresa antes de contratá-la.
  • Outra dica valiosa é buscar informações do prestador nainternet e redes sociais. Existem sites de pesquisas de satisfação dos consumidores (ex. reclameaqui.com.brwww.procon.sp.gov.br). Quem teve algum problema com algum prestador, certamente irá botar a “boca no trombone”, o que servirá de alerta para a hora da contratação.
  • Verificar se a empresa é certificada no Corpo de Bombeiros. Existe um cadastro no site do Corpo de Bombeiros que tem como você saber se a empresa está devidamente certificada ou não pelo Corpo de Bombeiros para executar o determinado serviço na área de prevenção e combate à incêndio.
  • Verificar se a empresa é certificada no INMETRO. O processo de certificação e ensaios permitem cumprir os requisitos legais para introdução do produto no mercado para garantir a segurança das pessoas. Com isso existe o selo e nem toda empresa possui este selo de segurança. Vemos muitos casos de falsificação desse selo, então fique atento, e confira também se a empresa é certificada no INMETRO. Outro fato que também pode acontecer, é a empresa estar certificada no INMETRO para recarregar somente 01 ou 02 tipos de extintor.

Por um último visite a empresa a qual você está contratando , vá até o local e certifique-se que a mesma existe , tem os equipamentos apropriados no qual o serviço será realizado e se seus funcionários são qualificados.

Então fique atento a todos esses detalhes e faça o serviço com uma empresa 100% certificada em todos os órgãos competentes.

 *Odaléa CaroneCEO da Brasas Extintores e Equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndio.

Site: www.brasasextintores.com.br

Telefones: (27) 3229-3631 / (27) 99740-0015

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