Obras Condominiais sem dor de cabeça? É possível sim!

Obras Condominiais sem dor de cabeça? É possível sim!

As obras de reformas em condomínios vêm aumentando significativamente com o envelhecimento das estruturas, e junto com a necessidade da reforma vem as dores de cabeça para o condomínio.

Os condomínios tem sofrido durante a execução dos serviços com obras desorganizadas, com sujeira excessiva, planejamentos/prazos que não são cumpridos, funcionários irregulares e que não possuem comportamento adequado para o ambiente de trabalho, sem contar os inúmeros aditivos contratuais, comprometendo todo o planejamento financeiro do condomínio. Isto quando as obras não são abandonadas pelas empresas, deixando o condomínio sem dinheiro e com a obra inacabada.

Após a finalização dos serviços a dor de cabeça não acaba, essas obras problemáticas costumam ser executadas sem a estrita observância das normas técnicas e boas práticas, bem como não são utilizados materiais de qualidade, ocasionando diversas anomalias construtivas na reforma recém executada.

Seu condomínio provavelmente já passou por algum desses problemas com as obras, e você sabia que toda essa dor de cabeça pode ser evitada?

Pois é, diversos problemas pertinentes à obra podem ser evitados antes mesmo da assinatura do contrato, etapa esta, que julgo ser a mais importante da obra. É imprescindível que já etapa seja contratada empresa especializada em gerenciamento e fiscalização de obras, que deve analisar os projetos de reforma e elaborar planilha detalhada dos serviços e materiais necessários para que o condomínio consiga, de forma assertiva, as propostas para execução dos serviços, mitigando aditivos contratuais e litígios futuros.

Ainda na etapa de pré–contratação, a empresa especializada deve analisar as documentações das empresas licitantes e visitar obras já realizadas a fim de informar ao condomínio a qualidade dos serviços executados, e deve ainda auxiliar o condomínio na formulação dos aspectos técnicos–jurídicos do contrato, de forma a proteger o condomínio.

Este serviço é indispensável também durante a execução dos serviços, pois através dele é possível garantir que todas as etapas das obras, principalmente aquelas que ficam escondidas, estejam sendo executadas da forma como foi especificado e com materiais de qualidade, garantindo assim a qualidade e principalmente a segurança das obras. Também é realizado nesta etapa a gestão financeira do contrato, sendo analisados a qualidade e quantidade dos serviços executados para a liberação das medições.

A contratação do gerenciamento e fiscalização de obras garante ao condomínio menos dor de cabeça, realizando todas as etapas da obra de forma assertiva, reduzindo a possibilidade acidentes, aditivos contratuais e litígios, garantindo uma obra organizada, segura e muito mais barata do que uma obra sem gestão.

Júlio Machado Gomes
Engenheiro Civil – CREA: 44.551 D/ES

MG Perícias & Avaliações
(27) 9.9966-4394

Compartilhar: