O novo normal ainda está por vir

O novo normal ainda está por vir

Com a pandemia do COVID-19 nossa sociedade se viu obrigada  a uma nova realidade, batizada como o “novo normal”.

Muito se tem ouvido falar do novo normal, mas será que já estamos vivenciando um “novo normal” ou experimentando antecipadamente  novas formas ou técnicas que de qualquer forma vivenciaríamos no futuro?

Dezenas de ações passaram a fazer parte da rotina dos condomínios.

No universo condominial uma das  experiências vivenciadas e  antecipadas por conta da pandemia é a realização das Assembleias Virtuais para realização das Assembleias Gerais. Esse modelo de reunião pode trazer uma séria de benéficos para os condôminos e abre novas possibilidades.

Essa experiência tem se mostrado eficiente em alguns aspectos, pois exige que exista uma estruturação dos itens de pauta a serem discutidos, antecipação detalhada dos assuntos a serem deliberados tornando as reuniões mais rápidas e objetivas, por outro lado deixa de existir aquele ambiente mas dinâmico da comunicação, com diálogo e discussões que levam ao melhor entendimento dos problemas e das soluções.

Abaixo alguns outros benefícios da Assembleia Virtual:

Mais objetividade

As reuniões acontecem ON LINE, com isso torna-se  difícil que hajam entre os participantes  conversas paralelas que desviem a atenção do objetivo principal

As decisões são mais objetivas, tomadas por meio de enquetes online. Assim, as discussões são amenas e a reunião corre de forma mais fluída.

Maior participação

Com a objetividade é comum que mais  moradores queiram participar das assembleias tornando o  processo de tomada de decisão mais democrático ajudando a evitar conflitos.

Comodidade:

Nesse novo modelo os moradores podem participar do conforto de suas residências ou de qualquer lugar, podendo até mesmo estar realizando outras atividades paralelamente.

Mais eficiência e menos desperdício de tempo e dinheiro

Elimina-se aí, por exemplo, os gastos como: a locação de cadeiras e outros materiais necessários para a reunião já que os moradores podem participar no conforto de seu lar ou em qualquer outro local que melhor lhe convir.

Existem ainda  plataformas online que permitem fazer gravações das reuniões e, até mesmo, o resumo das discussões realizadas, facilitando  ainda mais a vida dos síndicos.

O maior desafio para este “novo normal” é a mudança da forma primitiva de comunicação, através do diálogo, da observação do contato entre indivíduos, afinal de contas a socialização é da natureza humana, sem os relacionamentos nós não existiríamos!

Creio que o novo normal sempre estará por vir, e o homem sempre buscará meios e formas para resolver os problemas, isso é inovação e é ótimo, mas, jamais deixará de lado a sua natureza de ser um ser social. Devemos seguir ir em frente superando os desafios em que o tempo, como este que vivemos agora, utilizando com sabedoria a tecnologia a nosso favor.

O novo normal sempre estará por vir.

*Anderson Macarenco é um profissional especializado em Gestão Condominial e Síndico Profissional, atuando em condomínios de todos os portes na Grande Vitória.

Diretor da CONASI- Confederação Nacional de Síndicos,  em Vitória-ES, fundador do Instituto de Síndicos (@institutodesindicos)  e Coach  Integral  Sistêmico para aplicação de Inteligência Emocional em Condomínios.

Possui MBA em telecomunicações pela Universidade de Vila Velha e especialização em Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Compartilhar: