REFORMAS: A IMPORTÂNCIA DE UMA FISCALIZAÇÃO EFICAZ

REFORMAS: A IMPORTÂNCIA DE UMA FISCALIZAÇÃO EFICAZ
março 2, 2020

Informe Publicitário

Com o passar do tempo, as edificações padecem com os efeitos deletérios provocados por agentes climáticos, movimentação natural da estrutura, entre outros. De posse disto, é de suma importância que esses efeitos não diminuam a vida útil da estrutura, sendo imprescindível a elaboração de um plano de manutenção eficaz elaborado por um profissional habilitado da área. Sendo assim, deve-se procurar sempre evitar a manutenção do tipo “corretiva”. Mas e quando isto não acontece e é necessário executar uma reforma?

Na construção civil vigora a norma de desempenho NBR 15575, a qual é responsável pelo norteamento, cuidados e precauções a serem observados desde a concepção do projeto até o findar da construção de uma edificação. Tal norma preconiza que uma estrutura deve passar por ensaios, testes e procedimentos legais que garantam sua vida útil de projeto.

Os recentes acontecimentos no Brasil que estamparam os canais de notícias apontam uma situação alarmante no que tange acidentes durante reforma de prédios. O caso mais recente que abalou o país foi o do Edifício Andrea, no Ceará, aonde vieram a óbito nove pessoas, vitimando inclusive a síndica do prédio. Como amplamente divulgado, o edifício apresentava problemas de cunho estrutural em seus pilares de sustentação, onde nitidamente precisavam de uma rápida intervenção. Nos vídeos divulgados pelos veículos de comunicação é possível ver operários sem os devidos equipamentos de proteção individual demolindo um pilar, com a supervisão do engenheiro responsável, tudo sendo realizado sem escoramento, sem isolar a área, sem retirar os moradores do edifício. Uma sucessão de erros e inobservâncias que foram fatais.

É necessário mudar o pensamento enraigado que “é só uma reforma”, ou “é coisa rápida”, estamos lidando com inestimáveis vidas. Partilhando do mesmo pensamento do Msc. Emilio Takagi, devemos pensar na engenharia assim como pensaríamos na medicina, como quando um prédio necessita de um reparo ou reforma, pode-se compará-lo com o corpo humano, onde se deve ir ao médico especializado, descobrir a origem da dor ou doença e só depois trata-la com o correto medicamento. Assim também deve ser na engenharia, ou seja, se depois de tomadas todas as profilaxias uma determinada edificação precise passar por uma intervenção, esta deve ser feita por um profissional qualificado da área, que domine o assunto, para que o mesmo apresente a melhor solução para o problema.

Diante destes argumentos, enfatizando que cada caso pode ter explicações técnicas distintas, faz-se necessário a elaboração de um Laudo Técnico por uma assistência técnica especializada para avaliar a funcionalidade da edificação, além de uma rigorosa análise revisional dos cálculos estruturais, de acordo com as normas pertinentes, verificando in loco se a mesma possui as especificações técnicas previstas no projeto, e por último,  auditar as manutenções (preventivas e corretivas) realizadas pela empresa contratada.

 

Serviço:

LA ROCCA PERÍCIAS
(27) 3376-5662
(27) 99997-9700
www.larocapericias.com.br
contato@laroccapericias.com.br

Posted in Luciano Santana by informesindicoon