Projetos: Fundamentais para o sucesso de uma obra
Projetos
Fundamentais para o sucesso de uma obra
*Por Alexandre Aquino
Se você não fez ou não pretende fazer os projetos de sua obra (construção ou reforma), preste bem atenção neste texto. Ele poderá te fazer compreender o quanto está fazendo a sua obra uma verdadeira “roleta russa”.
Não fazer os projetos arquitetônicos e complementares de engenharia para a construção ou reforma de sua edificação, pode não somente trazer um enorme prejuízo e muita dor de cabeça, mas, em especial, um sério risco à segurança do (s) usuário (s).
Os projetos arquitetônicos e complementares de engenharia (estrutural, elétrico, hidrossanitário, climatização, dentre outros), são importantes para dotar a sua edificação da segurança, conforto, confiabilidade e qualidade necessária, além de possibilitar a correta mensuração dos recursos a serem utilizados, do custo, pois é baseado nos projetos que se elabora um orçamento com maior índice de assertividade, do monitoramento dos padrões da sua execução, e do prazo de entrega da obra (cronograma de execução).
Existe ainda a necessidade de se regularizar junto ao poder público competente a obra a ser realizada, apresentando previamente o projeto legal, para obtenção de autorização da construção ou reforma, em especial, as que preveem uma ampliação. Não fazendo isso junto ao órgão público, corre o risco de ter a obra embargada e até demolida, e receber uma multa pelas irregularidades.
E tão importante quanto a elaboração dos projetos, é quem ou qual empresa contratar. Não se deve deixar essa atividade para pessoas leigas, sem a formação e habilitação para isso, conforme ditam as normas vigentes, caso contrário, muito possivelmente terá os projetos, mas, não na qualidade e no respeito pleno às normas técnicas e legais.
Infelizmente, não raramente, pelo contrário, são muitos os casos que visando economizar nessa que é uma das mais importantes etapas, ou não se contrata os projetos, ou ainda, contrata com o “profissional mais barato” que muitas vezes não é habilitado, ou se é, não possui a habilidade, expertise, conhecimento e experiência, a altura do desafio da elaboração dos projetos.
Busque, portanto, dentro daqueles profissionais que possuem a habilitação para desenvolver projetos, o que se adeque mais ao seu orçamento, sabendo que o serviço pode ter preço, mas, a confiabilidade, segurança, transparência, e qualidade técnica, isso tem um valor inestimável para que o seu sonho de ter a sua obra como imaginou, se torne uma linda realidade, e não um triste e sombrio pesadelo.
* Alexandre Aquino
- Engº Civil.
- CEO da Excelência Engenharia e Consultoria.
- Consultor Associado da ABRACEM.
- Tel/ Whatsapp: (27) 99286-9826