Assembleia virtual: o novo normal nos condomínios

Assembleia virtual: o novo normal nos condomínios
setembro 16, 2020

Assembleia virtual: o novo normal nos condomínios

Em meados de março, foram identificados os primeiros casos de covid-19 e iniciou-se medidas preventivas para que o vírus não se espalhasse de forma acelerada.

Cidades entraram em quarentena, limitando somente que os comércios essenciais funcionassem. Novos procedimentos para receber os clientes foram adotados; uso de máscaras até mesmo para entrar em estabelecimentos; as empresas aderiram ao sistema home office e redução de carga horária.

A vida nos condomínios também não foi diferente. No período da quarentena foram proibidas as reuniões em salões de festas, utilização de churrasqueiras, academias, saunas, brinquedotecas, piscinas e playground. As eleições de novos síndicos que aconteceriam neste período foram prorrogadas até o final de outubro de 2020. Tudo isso para que se evitasse as aglomerações. Porém a vida em um condomínio, mesmo com a pandemia, não pode parar.

Diante desse quadro, abriu-se a possibilidade da realização de uma assembleia de forma virtual.

A assembleia virtual consiste em uma reunião por uma plataforma, para que os condôminos possam decidir algumas questões importantes e que não se pode esperar para serem resolvidas.

As diretrizes para que ocorra esse tipo de assembleia permanecem as mesmas de uma presencial. Encaminha-se o edital de convocação no período estipulado de acordo com a Convenção de cada condomínio, acrescentando as informações de como será realizada a assembleia virtual.

Por uma plataforma online e segura, descreve-se as questões a serem discutidas entre os moradores. Cada um escolhe a sua opção e o seu voto é computado, considerando somente um voto por unidade.

Dependendo do que será discutido na assembleia virtual, sua duração pode ser maior do que a presencial, facilitando assim para os condôminos refletirem e tirarem suas dúvidas junto à administradora, facilitando a votação, uma vez que eles podem votar de onde estiverem.

Isso é um grande avanço, uma vez que muitas pessoas trabalham fora e não conseguiam chegar em tempo ou estavam muito cansados para participarem das assembleias presenciais, além claro de ter que participar de uma discussão onde não teve tempo de interagir-se do assunto.

Outro ponto interessante foi o aumento da participação dos condôminos, o que na maioria das vezes aconteciam somente em assembleias para sorteio de vagas de garagem.

De acordo com a enquete que fizemos, muitos síndicos e até mesmo condôminos gostaram do novo formato de assembleias.

Enquanto vivermos nesse novo “normal”, vamos também adaptando as nossas vidas em condomínio, utilizando-se de novas ferramentas digitais, contribuindo para facilitar a vida dos síndicos e condôminos, claro sem esquecer o atendimento humanizado.

Texto publicado no Portal Viva o Condomínio: https://vivaocondominio.com.br/

Fonte: Administradora de condomínios Forte Patrimonial

 

Posted in Notícias by informesindicoon