Como um arquiteto pode contribuir para o seu condomínio

Como um arquiteto pode contribuir para o seu condomínio
setembro 3, 2018

Quem mora em condomínio sabe que há uma série de regras para realizar uma obra, mas o que nem todos sabem é que apenas seguir o manual não substitui a orientação profissional. Só um bom projeto arquitetônico pode garantir que a obra saia dentro do custo planejado e valorize o seu patrimônio.

Para isso, o profissional começa com a análise técnica, considerando, por exemplo, a direção do sol e as condições topográficas e após levantar todos os detalhes, traça as possibilidades construtivas, equilibrando os desejos dos moradores ao orçamento disponível pelo Condomínio.

O arquiteto, além de fazer o projeto, entrega uma lista de materiais (evitando desperdício), indica lojas com bom custo x beneficio e ajuda na seleção da mão de obra qualificada, E, como responsável técnico, pode acompanhar e fiscaliza a obra, para que tudo saia conforme o planejado.

Fazer uma obra com um profissional adequado garante também a legalidade de sua obra. Ao iniciar o projeto, o arquiteto faz o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) informando que ele é capacitado para essa atividade e garantindo que o Condomínio esta contratando um projeto com qualidade e segurança.

O arquiteto também assegura em seus projetos o cumprimento da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575). Essa norma estabelece exigências de conforto e segurança nas construções, especialmente na parte de especificação de revestimentos de pisos, paredes e vedações.  E caso o projeto não tenha um arquiteto responsável, as obrigações legais de quaisquer obras no condomínio são transferidas para o sindico que em caso de acidente responde civil e criminalmente.

Conduzir o processo de aprovação do projeto junto a Prefeitura também é uma das tarefas do Arquiteto, garantindo a liberação do alvará de obra e eliminando o risco de sua obra ser embargada.

Muito importante também é a escolha do profissional certo. É importante conhecer o currículo do arquiteto, para saber se ele tem experiências em projetos de condomínio se tem disponibilidade para participar das assembleias de decisões sobre o projeto e é claro, diferenciar PREÇO de VALOR já que nem sempre o mais barato é melhor para o condomínio ou vice versa.

Sindico, nem pense em cortar a assessoria profissional. Além dos honorários corresponderem a apenas 5% do custo da obra, ao minimizar atrasos e prejuízos, o investimento de contratação desse profissional se paga rapidamente.

Projetos arquitetônicos bem planejados combinam conforto, segurança e economia para todos os condôminos. Precisa reformar seu Condomínio, entre em contato conosco.

(Artigo elaborado com base no site www.dos.arq.br)

Posted in Lorrayne Zucolotto by informesindicoon