A Importância das Inspeções Periódicas e Manutenções Preventivas

A Importância das Inspeções Periódicas e Manutenções Preventivas
setembro 22, 2019

A IMPORTÂNCIA DAS INSPEÇÕES PERIÓDICAS E MANUTENÇÕES PREVENTIVAS PREDIAIS

*Por  Roberto Leal Aragão

 

  Explica-se com clareza um conceito ainda muito mal compreendido mesmo no meio dos profissionais técnicos da área de engenharia: as estruturas não são eternas, pois se deterioram com o passar do tempo e não alcançam sua vida útil se não bem projetadas, executadas, utilizadas com critérios e manutenidas de forma preventiva.

As edificações envelhecem de forma gradativa e os problemas de deterioração são cada vez mais acentuados, exigindo com frequência uma melhor manutenção.

Vários são os problemas que podem ocorrer numa edificação e que podem comprometer a estabilidade e funcionamento pleno da mesma, desde suas instalações elétricas, hidrossanitárias, incêndio, gás e principalmente sua estrutura de sustentação (concreto metálico ou mistos).

Nenhuma estrutura entra em colapso sem um “ Aviso Prévio”! As patologias surgem de forma gradativa conforme as falhas vão se apresentando. Sendo assim, devemos ficar atentos para que pequenas falhas que podem ser corrigidas com facilidade, não se tornem fatores agravantes, comprometendo a saúde da edificação ou maiores danos as vidas das pessoas. É importante que todos fiquem atentos, ajudando no monitoramento de toda e qualquer irregularidade que possa ocorrer.

Em linhas gerais é importante que os condomínios através dos seus responsáveis, busquem apoio técnico dos profissionais habilitados para que possam ter um real diagnóstico, garantindo maior vida útil as suas edificações e maior segurança para seus moradores.

 

Roberto Leal Aragão é Engenheiro Civil / Especialista em Gerenciamento de obras, Estruturas e Patologias.

Posted in Notícias by informesindicoon