3 BENEFÍCIOS DE MELHORAR A COMUNICAÇÃO NOS CONDOMÍNIOS

3 BENEFÍCIOS DE MELHORAR A COMUNICAÇÃO NOS CONDOMÍNIOS

3 benefícios de melhorar a comunicação nos condomínios

Compreensão, paciência e diplomacia. Essas são algumas das qualidades mais importantes para um síndico profissional. Afinal, a gestão é uma tarefa extremamente delicada. Sendo assim, a comunicação nos condomínios deve fluir bem para que tudo dê certo. 

Além de toda a responsabilidade e prestação de contas, o síndico deve ser capaz de mediar conflitos e solucionar problemas, com calma, parcimônia e equilíbrio

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo relevante sobre o tema, destacando a importância da boa comunicação nos condomínios. Então, não perca tempo e acompanhe!

Por que prezar pela boa comunicação nos condomínios?

Não importa se residencial, comercial ou misto, todo condomínio é um caldeirão de conflitos. Dizemos isso justamente pela diversidade de interesses e situações que tendem a surgir em qualquer ambiente compartilhado, principalmente se esse local é utilizado para descanso ou trabalho. 

Nos condomínios residenciais, reclamações de barulho são o ponto focal das discussões. Já nos mistos, preocupações com o controle de acesso, a privacidade e a segurança são questionamentos constantes. Por isso, o síndico deve ser uma figura equilibrada nessa história, pois é justamente ele que intermediará essas discussões. 

A boa comunicação é essencial porque ela permite amenizar as tensões, evitando que conflitos simples se tornem advertências, multas, agressões e processos. Isso porque, é o diálogo claro, respeitoso e objetivo que reduz a temperatura dessas situações e estimula o encontro de uma solução razoável para todos. 

Além da resolução de conflitos, a comunicação também é uma ferramenta essencial para a própria gestão do condomínio. Para interagir com a equipe, aplicar feedbacks, lidar com erros, conscientizar e orientar, é importante saber comunicar a mensagem de forma objetiva, clara e não agressiva. 

Assim, conquista-se a empatia dos colaboradores, que aceitam as orientações sem resistência, pois respeitam a liderança e os motivos que geraram o feedback. No fim das contas, a comunicação é importante nos condomínios pelo mesmo motivo que é importante em nossas vidas, por reduzir conflitos e estimular soluções

Quais os benefícios da boa comunicação nos condomínios?

Agora que você sabe a importância da comunicação para gerenciar o condomínio, é o momento de conhecer as vantagens dessa abordagem para a sua gestão. Além de ser uma prática básica para a boa convivência, a comunicação também é fundamental para entender situações, necessidades e riscos. 

Sem uma boa comunicação, o condomínio pode sofrer com uma série de problemas, inclusive falhas de segurança. Por isso, o síndico deve priorizar esse aspecto em sua gestão, escutando com atenção e comunicando com clareza, objetividade e empatia. Agora, confira 3 benefícios da boa comunicação!

1. EVITA PROBLEMAS DE TODOS OS TIPOS

Os ruídos de comunicação são problemas na interpretação de uma mensagem, quando o emissor não consegue se fazer compreensível ou claro para o receptor. Na realidade dos condomínios, isso pode gerar problemas muito graves, sobretudo para a segurança dos condôminos

Imagine que, por falta de comunicação, o síndico não orienta os moradores sobre uma manutenção no sistema elétrico e alguém decide investigar a fiação por livre e espontânea vontade. Ainda, quando não se comunica o acréscimo de novas despesas, gerando um mar de reclamações sobre as novas cobranças.

A comunicação é fundamental para evitar todo tipo de transtorno e mal-entendido. Para blindar a sua gestão desses problemas, é importante adotar uma linguagem clara, simples e direta, comunicando toda mudança, alteração, notícia ou detalhe pertinente ao cotidiano no condomínio.

2. APRIMORA OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Boa comunicação não é apenas a linguagem, mas também velocidade e acessibilidade. Por isso, é importante apostar em todo tipo de ferramenta digital que possa otimizar a comunicação do condomínio. O mais comum são os grupos de WhatsApp, já que se trata de um aplicativo amplamente utilizado pela população. 

Isso cria um canal com tudo o que acontece no condomínio. Mas além do WhatsApp, também é importante imprimir e colar avisos em pontos de destaque. Afinal, é função do síndico maximizar as chances de que todos estejam informados sobre eventos que interferem no dia a dia, como as rotinas de manutenção, limpeza e reforma. 

3. FACILITA O PLANEJAMENTO E A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS

Saber argumentar, com respeito, calma e clareza é essencial para apresentar projetos e decisões importantes nas assembleias de condomínio. Muitas vezes, o síndico enfrentará uma resistência severa de parte dos votantes e deverá apresentar os prós e contras de cada decisão com neutralidade e equilíbrio. 

Com a boa comunicação, isso é possível. Sem ela, as informações saem de forma equivocada, facilitando os ruídos que prejudicam a compreensão das ideias. Nas assembleias, o síndico tem um papel fundamental, mediando conflitos e argumentando em favor do que é melhor para o interesse dos condôminos. 

E vale lembrar que, geralmente, o síndico enfrenta muita resistência ao propor novos investimentos, pois é comum que a zona de conforto estimule o corte de gastos. Mas com uma boa argumentação, é possível apresentar os benefícios de novas tendências para a comodidade do condomínio, como a automação predial.

No entanto, esses investimentos são fundamentais para o aumento da qualidade de vida do condômino e, também, a valorização das propriedades como um todo. Mas claro, todo investimento em que não se enxerga a possibilidade de retorno é visto como um gasto, e é função do síndico modificar essa percepção. 

Por fim, a boa comunicação pode ser importante na hora de discutir contratações e terceirizações de serviços. Com uma abordagem clara, focada nos resultados e benefícios para a gestão e os condôminos, o síndico consegue apresentar e comparar as melhores alternativas, estimulando a decisão coletiva a favor da melhor. 

Para encerrar, saiba que é possível investir diretamente na comunicação do seu condomínio. O primeiro passo, caso ainda não esteja implementado, é a criação de um grupo no WhatsApp. Além de abrir um canal direto de contato, isso estimula o senso de comunidade e colaboração entre os condôminos.

O segundo passo é conferir leituras importantes sobre o tema, aprendendo sobre comunicação não agressiva, objetividade e empatia. No entanto, caso você queira terceirizar a gestão por completo, pode também encontrar uma empresa especializada na prestação desse serviço administrativo.

Agora que você sabe a importância da boa comunicação nos condomínios, aproveite para seguir aprendendo com mais temas importantes para a sua gestão. Para isso, basta assinar a nossa newsletter!

 

Fonte: https://www.verzani.com.br/blog/comunicacao-nos-condominios/

 

Compartilhar: