Aspectos da inteligência emocional, todo Síndico deve estar atento

Aspectos da inteligência emocional, todo Síndico deve estar atento

*Por Anderson Macarenco

Hoje eu quero trazer a reflexão sobre um dos aspectos da inteligência emocional que todo síndico deve se atentar.

Você que é síndico ou síndica já deve ter passado por uma situação parecida como esta: ao ser questionado sobre qual é a sua atividade, e ao responder que é síndico ou síndica a reação da pessoa que perguntou é sempre de espanto, alguns até dizem: tá doido?

Raras exceções dizem algo do tipo: que legal!!!  Essa reação já demonstra o que aquela pessoa pensa e acredita estar síndico ou síndica. Será que esse pensamento é correto? Será que nós mesmos não temos essa crença instalada dentro de nós, achando que tudo é batalha, difícil e cansativo, desencadeando em sentimento de injustiça e vitimização perante os nossos desafios?

Será mesmo que a nossa jornada de síndico está fadado a ser assim?

Digo a você meu amigo e minha amiga que não. Não mesmo!!! Digo a você que aceitar o desafio de ser síndico é também uma grande oportunidade para evoluirmos como pessoa, em meio a situações diversas, com pessoas diversas, e nas mais desafiadoras é que surgem essas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

 É claro que isso vai depender da forma como você dá sentido e significado as coisas por meio de reflexão. É nesse sentido que eu quero abordar sobre sermos reativos ou não em determinadas situações. Afinal de contas o que é ser reativo e como isso pode nos prejudicar?

É quando recebemos uma crítica ou sugestão e imediatamente respondemos com argumentações como se estivéssemos nos defendendo de algo ou de alguém. Uma resposta impulsiva. Um “gatilho”.

Confesso que na minha jornada como síndico já fui assim, e isso quase me fez desistir da carreira de Síndico Profissional, mas graças a Deus, ao refletir e fazer um processo de autoconhecimento, identifiquei quais eram os pensamentos que me levavam a ter tais reações e  ressignifiquei eles para algo bom e positivo.

Como diz em provérbios de Salomão 15:28: “As pessoas corretas pensam antes de responder”.

Então, meu amigo, minha amiga, se você se vê reativo a determinadas situações, pare e pense antes. Reflita sobre quais pensamentos você tem sobre você, pois são esses pensamentos que regem seus sentimentos e emoções, e se porventura surgirem situações inevitáveis de reação, que pelo menos ela seja boa, resolutiva e agradável.

Sucesso a todos!

*Anderson Macarenco – Síndico Profissional

Especialista em processos de negócios Condominiais.

Formado em Análise de Sistemas pela USF, MBA em Telecomunicações pela UVV, Pós graduado em Gestão Pública pela FMP, formação Síndico Profissional pela CONASI.

Proprietário da AM Soluções Condominiais, co-fundador do Instituto de Síndicos e franqueado da BRCONDOS Vitória administração de condomínio.

Membro do Núcleo de Administradores de Condomínios da ADEMI-ES. 

Atuando há 14 anos como Sindico Profissional em condomínios comerciais e residenciais da Grande Vitória.

WhatsApp: (27) 99936-7143

@andersonmacarenco

Compartilhar: