FGTS Digital: Não é mais necessário chave para trabalhador realizar saque demissão

FGTS Digital: Não é mais necessário chave para trabalhador realizar saque demissão

FGTS Digital: Não é mais necessário chave para trabalhador realizar saque demissão

Publieditorial

O FGTS Digital é uma iniciativa do governo que busca simplificar o processo de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores demitidos sem justa causa. Anteriormente, os empregadores precisavam emitir uma chave de autorização para que os funcionários pudessem sacar o FGTS, mas com o novo sistema, lançado em janeiro, essa etapa tornou-se dispensável.

A nova plataforma utiliza os dados fornecidos pelos empregadores no e-Social, facilitando a transmissão automática das informações de demissão para a Caixa Econômica Federal. Assim, os trabalhadores não precisam mais aguardar a emissão da chave e podem solicitar o saque diretamente pelo aplicativo, transferindo os fundos para suas contas bancárias.

Além disso, uma mudança significativa é a substituição do PIS pelo CPF como identificador único do trabalhador, visando evitar a geração de múltiplos números de PIS e simplificar o processo de depósito do FGTS, garantindo que os valores sejam corretamente direcionados para as contas dos trabalhadores.

Melhoria trazida pelo FGTS Digital

Outra melhoria trazida pelo FGTS Digital diz respeito aos débitos dos empregadores. Antes, quando havia atrasos no recolhimento do FGTS e o empregador parcelava os débitos, os valores pagos não eram necessariamente destinados de forma individualizada para cada trabalhador. Com o novo sistema, o débito é individualizado desde o início do processo, garantindo que os valores sejam corretamente direcionados para as contas vinculadas dos trabalhadores.

O governo também planeja implementar novas funcionalidades no FGTS Digital, como a possibilidade de os trabalhadores acessarem empréstimos consignados diretamente com os bancos, sem a necessidade de intermediação das empresas contratantes. Além disso, há intenção de encerrar o saque-aniversário do FGTS, mas esses projetos ainda estão em processo de elaboração e não foram enviados ao Congresso até o momento.

Serviço:

Impacto Group

Telefones: (27) 99802-8511/ (27) 99279-9786

Email: lucianocastro@impactogroup.com.br

Instagram: impactocondominioses   

 

 

Compartilhar: