05 Dicas para blindar suas vistorias de problemas

05 Dicas para blindar suas vistorias de problemas

                                                                                                                                                                                                                  *Por Raquel Queiroz Braga

Os débitos de manutenção dos imóveis acabam sendo o grande gargalo das locações, razão pela qual se multiplicam as terceirizações dos serviços de vistorias de imóveis, tal é a especificidade do trabalho.

Apurados mediante comparação das vistorias iniciais e finais, OS GRANDES CAUSADORES DA INVALIDAÇÃO DOS DÉBITOS DE MANUTENÇÃO SÃO AS FALHAS DAS INSTRUMENTALIZAÇÕES DOS LAUDOS DE VISTORIAS , que são, de fato, instrumentos complexos e requerem que sejam observados alguns requisitos formais.

Bem, e se o Locador não conseguir receber o valor equivalente aos danos ao imóvel, pela falha nas vistorias, ele pode te acionar como corretor/imobiliária, para que você arque com o prejuízo, o que se espera que não aconteça, pois a remuneração da administração, nem de longe, cobre o custo desse risco.

Então anota pra não perder nada:

✅CERTIFIQUE-SE DE DOCUMENTAR A INFORMAÇÃO DA DATA E HORA DA REALIZAÇÃO DA VISTORIA, fazendo constar de forma inequívoca que se o Locatário não comparecer, o ato será válido sem a sua presença;

✅NOTIFIQUE O FIADOR SOBRE A DATA E HORA DA REALIZAÇÃO DAS VISTORIAS;

✅Instrua suas vistorias com laudos fotográficos e configure suas fotos com data e hora.

✅Se não for possível a realização e assinatura da vistoria no momento da realização, faça um protocolo de comparecimento e envie a vistoria final por e-mail, certificando-se o quanto possível, da ciência inequívoca do Locatário e do fiador.

✅Todos os cuidados devem se repetir, ainda com mais critério documental, quando da vistoria de aprovação de eventuais serviços de manutenção que o Locatário optar por fazer por conta própria.

Quer elevar o nível das suas locações? Todos os dias eu estou aqui , dando boas dicas para trazer praticidade e excelência para suas locações. 

* Raquel Queiroz Braga é advogada, especialista em Direito Civil e Processual Civil, Especialista em Direito Negocial e Imobiliário, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, Membro da Comissão de Direito Imobiliário, Condominial, Notarial e Registral da OAB-ES, e Membro da Comissão Especial de Defesa do Quinto Constitucional e Aprimoramento do Judiciário da OAB-ES.

Contato: (27) 3229-3317 / 99930-0493
E-mail: queirozbraga.adv@gmail.com

 

Compartilhar: