A importância das placas de sinalização

A importância das placas de sinalização

A importância das placas de sinalização

Publieditorial

Os condomínios são lugares de grande circulação de pessoas como shoppings e supermercados, por exemplo. É indispensável então que se tenha um planejamento de comunicação visual.

As placas de sinalização ajudam a identificar os espaços sociais, locais em reformas e com problemas pontuais, além de manutenção e serviços de limpeza. Elas são ferramentas essenciais na prevenção de acidentes em condomínios.

Entre os pré-requisitos mais exigidos entre os moradores de um condomínio está a segurança. E não apenas na questão do patrimônio, mas também na orientação e prevenção de acidentes. Por isso, é cada vez mais imposto a instalação de placas de sinalização nos ambientes.

Além de ser uma proteção para o morador, a utilização das placas de sinalização deve ser de forma estratégica gerando eficiência, não poluindo o ambiente e assim perder a relevância.

Em caso de morador idoso por exemplo, gestantes, pessoa com limitações elas são imprescindíveis.

As placas possuem o objetivo de sinalizar de forma clara, ágil e se destacar no local onde está instalada, com informações de perigo, alertas, proibição, entre outros. Elas desempenham funções variadas, desde direcionar pessoas, indicar áreas de acesso restrito, até sinalizar rotas de fuga em caso de emergência, possuem também o objetivo de auxiliar nas ações que os moradores precisam realizar em momentos de risco, por isso também são usadas para indicar equipamento de combate a incêndios.

Como escolher as placas de sinalização para o Condomínio?

As placas de sinalização devem ser claras e facilmente compreensíveis. O design precisa ser simples e direto, evitando o uso de muitas cores ou textos longos. Além disso, a placa deve ser visível à distância e em diferentes condições de iluminação.

Implementar um projeto de placas de sinalização para condomínios é um processo que exige planejamento e atenção aos detalhes.

Alguns tipos de placas:

Garagens

Para regulamentar o trânsito de automóveis e a circulação de pedestres em áreas comuns do condomínio, o síndico deve investir em placas de sinalização. Rotas de entrada, saída, preferência de circulação, espaço para garagem e visitantes, entre outras. É Importante frisar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera as áreas internas pertencentes ao condomínio como vias.

Sistema elétrico

Quadros de energia devem indicar claramente sua periculosidade e o risco de choques em casos de manuseio sem um profissional especializado. É recomendado, também, sinalizar o quadro de energia de cada unidade para conhecimentos dos condôminos.

Elevadores

Uma placa muito comum, e que até mesmo virou música em elevadores é a notificação: “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar”. Porém, placas de aviso de acessibilidade e capacidade do elevador também são importantes.

Regras do condomínio

Placas sobre o local de destinação do lixo (reciclável e orgânico), portas de acesso, cuidados com a limpeza do salão de festas, uso da piscina e da academia de ginástica. Enfim, tudo o que se refere ao bom andamento para a convivência do condomínio pode ser sinalizado. Vale lembrar que essas placas de sinalização podem ser personalizadas com a identidade visual do condomínio.

A Condoart Comunicação Visual para Condomínios é uma empresa capixaba especializada em criar soluções de comunicação visual para ambientes coletivos, atuando de forma especializada junto a Condomínios.

Cada planejamento de sinalização visual é acompanhado por profissional capacitado, atendimento personalizado, sempre com disponibilidade para visita na região da Grande Vitória.

 A Condoart também realiza entregas por correios para outras localidades.

Serviço:

Condoart Comunicação Visual para Condomínios

Tel: (27) 999760-5461

Instagram: condoart_sinalizacao

 

 

 

 

Compartilhar: