A INCIDÊNCIA DO ENXAME DE ABELHAS NOS CONDOMÍNIOS

A INCIDÊNCIA DO ENXAME DE ABELHAS NOS CONDOMÍNIOS

A INCIDÊNCIA DO ENXAME DE ABELHAS NOS CONDOMÍNIOS

 

Publieditorial

 

As abelhas são insetos de grande importância para a natureza, pois atuam diretamente na polinização das plantas, por isso, a necessidade da sua preservação.

 

A maior incidência das abelhas ocorre nos meses quentes do ano, período em que elas aparecem nas cidades em busca de alimento para produção de mel.

 

Os enxames podem se formar no alto de árvores, telhados, rebaixamentos de gesso, bocais de luz, tubulações, postes de energia, caixas de passagem, radar de velocidade, caixas de ar-condicionado e em variados locais que servem de abrigo.

 

No caso de condomínios, as abelhas podem construir colmeias nos telhados dos blocos, caixas de ar-condicionado, rebaixamentos de gesso ou se alojarem nos bocais de luz. Em dias de sol quente, saem em maior quantidade da colmeia, ficando assim mais agitadas podendo invadir o(s) apartamento(s) e atacarem pessoas e animais domésticos nas áreas próximas.

 

O síndico pode e deve tomar providências quando houver exame de abelhas em um local de área comum no condomínio, para evitar problemas no âmbito de responsabilidade civil e criminal.

 

CUIDADOS:

 

Abaixo seguem alguns cuidados para evitar possíveis ataques de abelhas:

 

  • Acondicione os sacos de lixo fechados em locais apropriados;
  • Oriente as crianças a não brincarem próximo ao enxame, pois as abelhas não gostam de barulho;
  • Evite atear fogo, o calor deixa as abelhas mais agitadas e agressivas, ou fazer uso de inseticidas;
  • Ao se deparar com um enxame de abelhas, não faça nenhum movimento brusco ou arremesse algo sobre o enxame. Jogue-se no chão ou corra em zigue-zague na tentativa de escapar;
  • A partir do momento que as abelhas se sentem ameaçadas irão atacar para se proteger e liberam uma substância para chamar as outras abelhas;
  • Em caso de picada, procure por atendimento médico imediatamente, pois a picada pode até levar a morte, principalmente se a pessoa for alérgica ou em caso de ataque a animais domésticos.

 

Caso encontre uma colmeia ou um enxame de abelhas, evite fazer a retirada por conta própria. Acione uma empresa especializada na remoção e que tenha um apicultor para realização do serviço de forma segura.

Nos últimos meses, a Líder Dedetização, Paisagismo e Apicultura empresa capixaba especializada atendeu a vários chamados para remoção de abelhas/marimbondos, tais como:

1) Jardim Camburi (ES): Bairro onde há mais incidência de marimbondos que constroem suas colmeias nas folhas de palmeiras.

Segundo Saulo Bravim, responsável técnico da empresa Líder e Técnico em Agropecuária com formação técnica em Apicultura  :   “ Recebemos nos últimos meses, 02 (dois) chamados para atendimento de um mesmo condomínio para remoção de mais de um exame de marimbondos em folha de Palmeiras em dias alternados.”

 

2) Município de Cariacica (ES): O atendimento é mais comum para remoção de abelhas localizadas no interior de armários, áreas externas de empresas, telhados de condomínios e residências.

 

3) Em Serra (ES): A remoção de enxames de abelhas está mais presente em portão de entrada de condomínios, caixas de ar-condicionado, pátios e rolos de bobinas elétricas no interior de galpões de empresas.

 

4) Em Vila Velha (ES): Os enxames foram removidos no interior dos rebaixamentos de gesso em apartamentos localizados em condomínios, em postes de iluminação de campos de futebol e em áreas externas próximas a vegetação de empresas portuária.

 

SERVIÇO:

Líder Dedetização, Jardinagem e Apicultura

Tels: (27) 9 9989-5286 / (27) 9 9828-3453

Email: lider@liderdedetizacao.com.br 

Imagem: Líder Dedetização, Jardinagem e Apicultura

Compartilhar: