A IMPORTÂNCIA DO LAUDO DE REFORMA

A IMPORTÂNCIA DO LAUDO DE REFORMA

Por Layany Bretas*

 

O assunto “Reforma em Edificações” se tornou cada vez mais relevante à proporção que as cidades se desenvolviam e as aglomerações aumentavam.

Mesmo que a edificação tenha sido executada com qualidade, com o passar dos anos, surge a necessidade de reformas e adequações, seja pelo desgaste, pela funcionalidade ou mesmo por estética.

Cada tipo de reforma possui sua particularidade e para garantir que tudo corra bem, todos os serviços precisam ser conduzidos por um profissional técnico capacitado que irá se basear nas exigências das normas técnicas vigentes.

As normas brasileiras possuem um objetivo: padronizar os serviços, garantir qualidade e reduzir riscos para o que quer que seja executado.

A NBR 16280/2020-Sistema de Gestão de Reforma (Requisitos), foi criada para fornecer os requisitos mínimos para as atividades de reforma em qualquer edificação.

Ela afirma que reforma, é qualquer mudança que vá além de uma manutenção e altere a edificação com a finalidade de modificar, recuperar ou até mesmo aumentar as condições de habitabilidade, sustentabilidade e salubridade do ambiente.

O primeiro passo para quem quer reformar é a elaboração do Laudo de Reformas. Ele é o estudo preliminar do que precisa ser feito.

Tudo ficará registrado em um memorial descritivo, elaborado através de fotos e registros técnicos que auxiliarão a futura execução.

Todas as atividades elencadas deverão atender a um plano de diretrizes traçado pela norma. O responsável técnico irá determinar o escopo dos serviços, os materiais que serão utilizados e a mão de obra necessária para execução.

Também elaborará um cronograma, o projeto executivo, solicitará a autorização de circulação dos profissionais contratados, identificará as atividades que geram ruídos e o impacto sonoro em toda a vizinhança, além de prever o descarte dos resíduos. São diversas atividades que precisam compor o Laudo e cada uma será determinada de acordo com a necessidade particular da edificação.

Através dessa documentação, será possível garantir a segurança e integridade do local e de todos os seus ocupantes.

Depois de pronto, o laudo deve ser enviado para o responsável legal da edificação aprovar. Em seguida, ele deve autorizar os serviços e comunicar a todos que serão envolvidos do início da obra.

Sem dúvida, o Laudo de Reformas é essencial para garantir sucesso, qualidade e eficácia na execução das atividades, devendo ser respeito seus pré-requisitos e ser elaborado por um profissional capacitado, através da utilização de boas práticas e normas técnicas vigentes.

 

*Laiany Bretas
Engª. Civil – CREA-ES 053162/D
LS Projetos Inteligentes
TEL: (27) 9 9854-9925

Compartilhar: