Modelo ANS, uma mudança estratégica e inteligente

Modelo ANS, uma mudança estratégica e inteligente

Modelo ANS, uma mudança estratégica e inteligente

Informe Publicitário

O Acordo é o contrato ou compromisso assumido entre duas ou mais partes interessadas. O Serviço, o meio de fornecer valor aos clientes. Já o Nível de Serviço é a mensuração do desempenho e da qualidade com a qual um serviço é efetivamente entregue. E as Metas de Nível de Serviço são as condições que um serviço precisa atender para ser considerado satisfatório.

O Governo Federal vem contratando os serviços para suas estruturas baseado nesse modelo. Na área serviços de limpeza o que demanda é o conceito de área limpa, através de mecanização dos processos que vai em busca sempre do aumento da produtividade.

A Líder Limpe há 20 anos iniciou novas atividades com foco no serviço público, em 2010 os clientes privados começaram a procurar a Empresa e nesse momento a mesma passou a ofertar conceito de serviços e não número de colaboradores, o que fez com que a Líder Limpe obtivesse excelentes resultados. Dessa forma, quando houve a mudança do formato na contratação por parte do Governo, a empresa já se encontrava adequada, pois essa alteração já fazia parte da cultura organizacional da empresa.

Segundo o empresário André Poloni, “a adequação ao novo modelo do tomador de serviços foi bem tranquilo para a Líder, visto que já era algo adotado pela empresa bem antes da mudança”. De acordo com André, esse é o modelo mais lógico a ser adotado, uma vez que o contratante permite ao especialista sugerir o que for mais adequado, podendo adotar melhores processos, emprego de tecnologia, químicos corretos ao processo, buscando sempre maior produtividade e excelência nos serviços ofertados.

Em modelos anteriores, o governo contratava uma empresa para alocar mão de obra e o serviço era pago por cada posto alocado. No modelo atual, a contratação se dá por meio da produtividade.

No modelo ANS é contratado uma empresa para executar determinado serviço e esta deverá cumpri-lo integralmente, independentemente do número de efetivos, quantidade de materiais, e ou equipamentos disponíveis. Caso não sejam cumpridos tais requisitos, a empresa contratada fica sob pena de não receber integralmente o pagamento pelos serviços prestados.

O número de efetivos existente na planilha é sugestivo em virtude da metragem de área a ser limpa. Se os empregados da Contratada não atingirem a produtividade esperada, ela terá de incluir outros profissionais para que o serviço seja executado.

Caso contrário, poderá sofrer penalização por não executar o serviço conforme o Acordo de Nível de Serviço. Este permite que a empresa decida por modificar sua proposta inicial, para mais ou para menos, a qualquer tempo, sem que isso altere o valor definido no Processo Licitatório. O fato é que, independentemente da proposta inicial e da quantidade de profissionais alocados no contrato, a empresa será cobrada pela execução do serviço.

A área de Fiscalização Documental será responsável por fiscalizar o número de empregados informado pela empresa, seja qual for e a que tempo for.

Para o empresário André Poloni, essa mudança foi muito benéfica para a Líder Limpe, pois desafiou a empresa a melhorar todos os dias, buscando sempre o que há de mais atual no segmento de limpeza profissional. Isso permitiu um aumento de 40% no faturamento do Grupo. Entretanto, as dificuldades enfrentadas foram os poucos fabricantes de equipamentos de limpeza, o que é sinônimo de preços altos. Além da mudança cultural, que é o maior desafio, tendo em vista que o tomador do serviço passou a contratar por ANS e o fiscal do contrato continua exigindo a executora do serviço, o cumprimento de horário, quando na verdade o que é preciso é a entrega do ambiente limpo.

O que o empresário acredita ser interessante é que a decisão de terceirizar ou não sempre foi estratégica, mas no modelo de ANS ela pode ser também econômica, uma vez que é possível substituir mão de obra (que é o maior custo na operação) por equipamentos.

Serviço:
Grupo Líder Limpe
(27) 2233-7799
www.liderlimpe.com.br

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