Lixo eletrônico com descarte correto em Vila Velha

Lixo eletrônico com descarte correto em Vila Velha

Lixo eletrônico com descarte correto em Vila Velha

Texto: Rodrigo Elias                             Foto: Divulgação                             Publicado em: 26 de fevereiro de 2024

A cidade de Vila Velha deu um passo significativo em direção à gestão ambiental responsável, graças ao acordo de cooperação técnica estabelecido entre a Prefeitura e a empresa ES Ambiental. O objetivo é assegurar o destino adequado para materiais eletroeletrônicos descartados. A parceria concretizou a primeira remessa desse tipo de resíduo, estabelecendo um marco importante para a sustentabilidade do município.
 
A operação foi acompanhada pelo secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, que destacou que a coleta resultou em mais de 100 equipamentos variados. Entre os itens recolhidos, encontravam-se geladeiras, máquinas de lavar, fogões, aparelhos de som, e outros dispositivos eletrônicos.
 
“A destinação correta desses materiais eletrônicos é crucial, considerando que muitos deles apresentam potenciais danos ambientais significativos”, ressaltou o secretário. O  primeiro descarte correto, após firmado o termo de cooperação técnica, foi no último dia 21, priorizando a logística reversa.
 
Vale destacar a diferença entre a logística reversa e a coleta seletiva convencional. A logística reversa lida especificamente com materiais que são contaminantes e altamente poluentes, como os metais pesados, que não apenas prejudicam o meio ambiente, mas também representam riscos à saúde pública.
 
A logística operacional envolveu dois veículos especializados: um caminhão baú transportando 1.229 quilos e um caminhão roll com caçamba, que conduziu 3.470 quilos de materiais eletrônicos descartados. Entre os itens transportados estavam 26 geladeiras, 29 máquinas de lavar, 4 micro-ondas, 20 fogões, 14 TVs de tela plana, 4 TVs de tubo, 1 monitor de tela plana, 6 monitores de tubo, 1 Airfryer, 4 notebooks, 6 CPUs, 4 impressoras, 8 caixas de acessórios, 2 aparelhos de ar-condicionado, 1 ventilador, 1 bebedouro, 15 aparelhos de som, 1 purificador de ar, 3 aspiradores de pó e 5 estabilizadores.
 
“Essa iniciativa representa um dos passos em direção de uma gestão ambiental mais eficaz, que protegendo o nosso meio ambiente e promove práticas sustentáveis com exemplo concreto para as próximas gerações”, finalizou o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento.
Para o descarte adequado de eletrônicos inservíveis, os moradores de Vila Velha são orientados a agendar a retirada dos materiais por meio do serviço Cata-Treco, pelo telefone (27) 3149-7326. 
 
Além disso, o cidadão também pode levar os materiais eletrônicos inservíveis em três pontos de entrega voluntária. Eles estão localizados na sede da Prefeitura de Vila Velha, na Câmara Municipal de Vereadores e na fábrica de manilhas, localizada na Avenida Carlos Lindenberg.

Fonte: https://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2024/02/lixo-eletronico-com-descarte-correto-em-vila-velha-41819

 

 

Compartilhar: