Planejamento – 05 Passos para Realizar as Obras do Condomínio com Economia e Eficiência

Planejamento – 05 Passos para Realizar as Obras do Condomínio com Economia e Eficiência

Obras em condomínio precisam ser bem planejadas, pois além das inúmeras regras a serem seguidas (projetos, orçamentos, aprovação em assembleia, taxa extra, contratos..) envolvem também barulho, sujeira e muita responsabilidade.

Para realizar uma reforma, o SINDICO tem que ficar bem atento para não deixar nada passar em branco, e para isso, separamos 05 preciosas dicas para que a obra no seu condomínio seja organizada e bem sucedida.

  • Primeiramente se atente as LEGISLAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS OBRAS. Alem da Convenção e o Regimento Interno do Condomínio que deve aborda horários e regras de obras no condomínio, fique atento também a NBR 16.280 (que trata das reformas em condomínios), e é claro, ao Código Civil e o Codigo de obras do seu município.
  • APROVAÇÃO DAS OBRAS EM ASSEMBLEIA. Obras que visam valorizar o prédio, ou seja, obras de melhorias devem ser aprovadas por dois terços dos moradores ( salvo exceção no caso de obras emergenciais que possam prejudicar a vida da comunidade)
  • DINHEIRO EM CAIXA: Uma obra bem planejada já tem pelo menos 40% do valor da obra disponível no caixa do condomínio. Sendo assim, após o sindico ter em mãos o orçamento da obra, caso o Condomínio não tenha o valor integral, é importante já iniciar uma taxa extra para poder fazer toda a obra.
  • PROJETO DE ARQUITETURA: Um obra bem planejada tem antes um projeto bem executado. É o Projeto de Arquitetura que vai dizer as dimensões do espaços levando em consideração o conforto ambiental e a ergonomia, além dos materiais que serão usados na obra, e é claro, o quantitativo de cada material (para que não haja compras desnecessárias) e nem retrabalhos durante a obra
  • CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA: Não adianta ter um excelente projeto se a mão de obra não for especializada. É importante contratar uma empresa que faça um serviço de qualidade e que respeite as normas de segurança. (Se possível, visite outras obras que a empresa já executou)

Obras em condomínio se bem planejadas e executadas, além de promoverem uma melhor habitabilidade aos condôminos, valorizam não só o condomínio, mas também as unidades autônomas.

Quer economizar em sua obra…  Entre em contato conosco!

Compartilhar: